Trilhas em Noronha

Algumas das trilhas que levam aos encantos e belezas do arquipélago de Fernando de Noronha. Veja aqui o que cada uma delas reserva para você.

As trilhas localizadas na área do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha - Parnamar / FN só podem ser visitadas com autorização do IBAMA e acompanhamento de condutores credenciados. Já as trilhas dentro da Área de Preservação Ambiental de Fernando de Noronha são de acesso livre.

Trilhas do Parnamar / FN:
• Baía do Sancho
• Trilha do Farol
• Ponta do Capim-Açu
• Pontinha Pedra Alta
• Baía dos Golfinhos

Trilhas da APA / FN:
• Jardim Elizabeth
• Costa Azul
• Costa Esmeralda

Baía do Sancho

No caminho desta trilha há duas escaladas pelas rochas que isolam a baía dos Porcos. O esforço para se atingir a praia da baía do Sancho, que fica ao lado, vale a pena, uma vez que esta praia é uma das melhores para a prática de mergulho. No final do passeio, encontra-se o grande desafio desta trilha. Para se poder atingir o mirante é preciso subir por escadas encravadas na fenda de um penhasco de 40 metros. Início na Praia da Cacimba do Padre, término na Baía do Sancho.

Trilha do Farol

Esta trilha, com 2,5 km de extensão, pede paradas para a pura contemplação. Nela há uma sequência de mirantes verdadeiramente deslumbrantes e que mostram uma paisagem quase ainda intocada.

Ponta do Capim-Açu

Por esta trilha, chega-se a uma das extremidades da ilha, onde há ruinas de equipamentos construídos durante a Segunda Guerra. Caminha-se por encostas íngremes até chegar à Ponta do Capim-Açu. A partir daí, há uma descida rumo à Praia do Leão. Aberta somente de agosto a fevereiro. Início e fim na Praia do Leão.

Pontinha Pedra Alta

Os caminhos percorridos por esta trilha levam a uma espécie de viagem no tempo. No percurso, avistam-se as "pedras secas", local histórico do primeiro naugráfio ocorrido no Brasil, em 1503, e a caverna do "Capitão Kid" que originou uma das lendas existentes na Ilha. Início na Enseada da Caeira e término na Vila do Trinta

Baía dos Golfinhos

A baía dos Golfinhos é um verdadeiro santuário, um imenso aquário natural onde o banho de mar, a pesca e o mergulhos são rigorosamente proibidos. Apesar dessas restrições, o passeio recompensa. Essa trilha leva a um penhasco de 70 metros de onde se pode admirar golfinhos rotadores que procuram o lugar para se acasalar, alimentar os filhotes ou mesmo descansar. Início e fim na Quixaba.

Jardim Elizabeth

O nome Jardim Elizabeth é uma herança dos holandeses. Mapas da época assinalam o local como sendo escolhido para aclimatação de plantas trazidas da Europa para a produção de alimentos. Com 1.600 metros de extensão, a trilha corta a mata, passa por uma alameda de cajazeiras e por uma ponte do século 18 sobre o leito seco do Riacho Mulungu. O passeio de cerca de 1 hora termina na Praia do Cachorro, onde além de um bom mergulho pode-se tomar banho de bica.

Costa Azul

A Trilha Costa Azul tem uma extensão de 2.300 metros e pode ser feita em aproximadamente duas horas de caminhada. Seu ponto de partida é a Vila dos Remédios, onde está o presídio feminino, erguido no século 18. Porém é na Rua do Pico, onde em certos trechos formam-se mirantes naturais para as praias do Cachorro e do Meio, onde a trilha realmente se desenvolve. A trilha termina na Praia da Conceição onde está o Morro do Pico, visto de todos os cantos da ilha. Contornando a base do morro, entre as rochas, chega-se às ruínas do Forte Sta. Cruz.

Costa Esmeralda

A Trilha Costa Esmeralda, que também pode ser feita em duas horas de caminhada, tem a extensão de 2.200 metros e passa por três praias: do Bode, Quixaba e Cacimba do Padre. Fazendo esse caminho, pode-se observar as catraias – aves marinhas da família dos pelicanos – mergulhando em busca de alimento.

Nesta trilha, que é uma das mais litorâneas, vê-se a mata que emoldura a praia. No final, dentro do mar, vê-se duas grandes rochas, chamadas Dois Irmãos.

 

Alameda das Mansões 1190 Natal/RN - Brasil
Telefone: +55 (84) 3206-8840 / 3206-8841 / E-mail: info@atlantisdivers.com.br
Desenvolvimento: Ponto Criativo